Visualizações de páginas no último mês

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Aos meus amigos mortos.

Aos meus amigos mortos.

A saudade, qual punho fechado, esmaga-me o coração.
A saudade, apenas a saudade!!!
Não!! Nunca a incerteza, nunca a dúvida, jamais a falta de Fé!!!
Por vezes, confesso, a inveja!!!!
_ Vós que partistes do meu horizonte, não terão que defrontar angústias existencialistas nem “probleminhas” prosaicos que estupidamente ou não, nos angustiam os dias!!! 
Não tendes que aturar ministros, preencher IRS’s, correr para reuniões, fazer contas, zangar-vos com a vida!!!!_
E é quando me zango com a vida, que a Saudade aperta, que mais me apetece ir ter convosco.
Sim, apetece-me muito: mãe, pai, avós, tias, tios, João Salgado,Carlos V., Cristina C., Ana Isabel, Helena, Luis C. , Miguel M. , Isabelinha…..Apetece-me tanto rever-vos!!!!!....
Às vezes pergunto-me: porquê ela e não eu??.....
Estive lá perto, e sei o que se sente: uma dor que doi e não se sente…?? Não… Uma pena. Quando pensei que ia morrer antes da minha cirurgia cerebral, senti apenas uma angustia extrema e uma preocupação enorme com as minhas filhas que eram mínimas!!!...
Há dor maior do que uma mãe separar-se dos filhos em crescimento??... Há dor maior do que não gozar de uma casa que se construiu com tanto esforço e tanto amor???....
Mas, os desígnios de Deus são insondáveis, sem dúvida, embora eu me atreva a Crer que Ele, como bom jardineiro, colha sempre as flores mais belas primeiro!!!!! Não é???....Pensem bem, porque durou Pinochet até aos 96 anos e o Fidel Castro ainda por cá anda??....
Quem conhece os amigos que me morreram, sabe que eram pessoas de uma extrema bondade e inteligência, que eram mães e amigos extremosos, capazes de se dar, de transformar tudo à sua volta em Paz. bem-estar e Amor….
Sim, como disse o poeta, Deus leva os que mais ama.
Para onde??.....
A morte é o acontecimento mais natural de um ser vivo… biologicamente, será que uma bactéria que se divide em duas para se reproduzir é eterna??...As duas bactérias “filhas” em que se transformou contêm o mesmo ADN … Mas serão ela? A primordial?....
Neste universo povoado de milhões de estrelas, planetas, quasares, galáxias, matéria escura….. e buracos negros….O maior mistério persiste.
Ao Buraco negro, os cientistas chamam de “singularidade”.
A este elemento estranho e fascinante nada escapa, nem a Luz. Tudo o que se aproxima é captado e …. Passa para o outro lado.
Será a morte o outro lado da Vida??....Será a morte a Singularidade??....
Um universo paralelo????
Será que a força do nosso pensamento e do nosso Amor nos mantem em contacto???.....
Tenho a certeza que sim!!!!
Revejo imensas vezes os meus amigos e pais, super- saudáveis e alegres como sempre os conheci, nas noite mais agitadas, povoadas de sonhos!!!
Relembro-os sempre em momentos felizes que partilhámos, como se a doença nunca os tivesse atingido e transformado terrívelmente.
Os seus voláteis corpos foram entregues ao ciclo da Natureza.
As suas Almas, os seus Espíritos, permanecem: atravessaram o calvário da dor e encontraram a Paz e o Bem-estar imcomparável da companhia de Deus!!!....
Nós, que por cá ficámos, neste vale de lágrimas, gemendo e chorando, encontrá-los-emos, um dia destes, quando Deus entender.
Não temo a morte!!! Não a consigo temer!!!!
A morte e a Ressureição de Cristo, ensinaram-me que a morte é apenas uma passagem, não a destruição ou o desaparecimento… Até porque o cientista Lavoisier dizia: “ na natureza nada se cria nada se destroi, tudo se transforma”….. E para lá da Natureza… Só Deus!!
Saudades: imensas, sim!!!
Interrogações??... Algumas, claro!!
Certezas??.... Todas!!!!
Os que partiram magoando profundamente o coração de quem cá ficou, foram primeiro, talvez para nos ensinar a aceitar, a rezar, a Crer com Maior Fé, a perceber que a Vida é uma Graça concedida durante um dado tempo tão relativo e efémero, que nada merece a nossa preocupação ou pior do que tudo, a nossa prisão às coisas materiais.
Saudades?? Sim… Solidão??.... Sim…
Medo???.... Não! Nunca!!!! De quê….??......
Até já, meus queridos e adorados que partiram!!!
Até já!