Visualizações de páginas no último mês

Amazon MP3 Clips

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Síndrome de "Burnout" ou dos fusíveis fundidos.


Burnout ou…os fusíveis fundidos…

Sempre achei que as depressões e esgotamentos eram para pessoas q se podiam dar a esse luxo.
Sempre achei, que os outros achavam, que quem deprimia era mais frágil e mais vulnerável emocionalmente.
Sempre achei que os rochedos “sobreviviam a tudo”.
Esqueci-me do papel da erosão.
Esqueci-me do cansaço.
Muitas vezes me perguntei-me se…Tendo saúde, filhos maravilhosos, EMPREGO FIXO, casa decente, amigos fantásticos, que factor poderia alterar tudo e despoletar a “depressão” ou o tal esgotamento??!!!…
Há pessoas que sobreviveram a campos de concentração, seres humanos que perderam a família toda, pessoas que têm doenças, autênticas espadas de Dâmocles sobre as suas cabeças…E sorriem!!!!….
Como pode, quem não tem nada disso …Perder o apetite ao ponto de só conseguir beber leite e sumos, sofrer de insónias ou excesso de sono, tremer constantemente, sentir palpitações e não conseguir ouvir gritos nem barulhos???
Às vezes damos por nós a acelerar a 120 numa estrada de campo e a pensar…..Que chatisse seria bater com o carro e sobreviver… Que carga de trabalhos…
Quando os filhos são pequenos, agarramo-nos imenso à vida porque achamos que eles precisam de nós…Mas quando os filhotes crescem e começam a experimentar as suas asas, já nada nos prende nem nos dificulta a partida…
E guardamos tudo em silêncio…Porque sabemos bem que há quem esteja pior que nós, e não temos o mínimo direito de nos queixar!!!
E guardamos tudo no cofre do sorriso afivelado na cara, porque sabemos que os outros já têm os seus problemas e não têm obrigação de “levar” com os nossos...
…E procuramos a consulta dos “psis”, porque a eles pagamos para ser ouvidos…..
…E ainda somos maltratados se mandados pelos médicos de família, nos dirigimos à psiquiatria dos hospitais distritais: “ a senhora não é psicopata nem esquizofrénica!! Não está aqui a fazer nada!”_ Gritam-nos!_…E passam-nos uma receita de um antidepressivo cavalar que nos põe 2 dias a dormir..e a vomitar.
Não temos o direito de entristecer porque temos tudo, para dar Graças a Deus…
….Então….O que nos falta?....

Isabel