Visualizações de páginas no último mês

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Conversas "ajantaradas"


Costumamos jantar na cozinha, a ver o Mational Geoghrafic na RTP2.

Todas partilhamos o amor pelos animais e uma grande admiração pelo espantoso funcionamento da Natureza.

Hoje o cientista explicava que a girafa, que tem um pescoço de 3 metros, para beber água, baixa a cabeça mas levanta-a com rapidez sem sentir tonturas.

Imaginem os litros de sangue que afluem áquele pequenino cérebro!! Então, elas possuem um mecanismo venoso, (ou seja, válvulas nas veias do pescoço), que lhes permite que o sangue retore normalmente ao corpo, quando a cabeça é levantada.

Eu estava a explicar às minhas filhas o funcionamento do sistema circulatório destes animais_ que tal como os cavalos têm veias nas pernas que lhes permitem estar horas e dormir de pé sem ganhar varizes)-, e comentei: " Vejam como Deus fez as coisas bem feitas!!!"

Responde a Filipa: " Não fez não! Criou o Homem que destrói os ecossistemas todos! Então se Deus é bom porque é que não fez os homens bons?"....

E só me ocorreu responder a esta pergunta, de uma miúda de 13 anos contestatária: _" Porque Deus, deu ao Homem o livre arbítrio!!"_

Responde ela muito depressa: "Então, Deus não devia ter dado!"

Aí, raciocinei rapidamente e saiu-me da boca para fora: _" Se Deus tivesse criado os homens todos iguais, todos "bonzinhos", teria criado um grupo de robôs!"_.



A Filipa olhou para mim com aqueles olhos enormes, calou-se....e percebi que me deu razão.



Olhem o que a propósito de girafas, se descobre sobre os seres Humanos, hein?......



Isabel