Visualizações de páginas no último mês

Amazon MP3 Clips

terça-feira, 23 de agosto de 2011

MANIQUEÍSMOS E OUTROS "ISMOS"

Maniqueísmos e outros “ismos”.

Não gosto do conceito maniqueísta: “isto e Bom, aquilo é mau”!
Nada é perfeito e até o “melhor” ideal tem defeito.
Por vezes sou criticada e perco amigos por ter as ideias muito estruturadas e cimentadas na minha cabeça…. Vou só dar 4 exemplos:

1.Touradas: Pelo meu ponto de vista, a tourada é, além de uma tradição, um meio de subsistência do touro bravo, (que só existe na Península ibérica), e de tudo o que o rodeia nomeadamente ganaderos, campinos, manutenção de prados, etc etc….
Atacam este argumento chamando-me sádica pois aplaudo o sofrimento do touro!! Não!! ….Não aplaudo o sofrimento do touro, não! Aplaudo a arte equestre, o valor tauromáquico, a coragem dos forcados, o bailado do toureio a pé!
E se o touro sofre… quando naquela pele grossíssima (couro), leva umas farpas…Visitem um matadouro…e vejam como eu fui obrigada a ver…animais há 48 horas sem comer a caminharem para a morte em “fila indiana”!... E não são mortos suavemente nem com anestesia!! São mortos com uma faca na jugular que os sangra, pendurados por uma perna…E ainda estando a mexer, levam com uma pistola de ar pressurizado nas articulações para separar a pele do músculo!…. E os borregos e cabritos..parecem bebés a chorar!!!
E eu chorei no matadouro, sim chorei…E tive pesadelos durante uma semana!!!....
Por acaso, nunca chorei numa tourada! Na tourada o touro investe e luta..não foge do toureiro como faria um animal manso!!! Muitas vezes os toureiros saem de lá bem mais magoados do que os touros!!....
Quem é contra as touradas deixe de comer CARNE e seja coerente!!!

2. Monarquia: A monarquia é para mim o sistema mais isento e natural que pode haver visto o rei/rainha ser educado desde criança para tal e não depender de dinheiros, campanhas eleitorais e partidos para vencer!!
Tivemos monarcas menos bons, reconheço!!!
Mas se a monarquia fosse algo decrépito, anacrónico, não me parece que os Países mais evoluídos do Mundo mantivessem esse sistema e adorassem os seus reis: vide Holanda, Suécia, Noruega, Inglaterra, Espanha, Bélgica, Luxemburgo, etc….
Dizem-me que as repúblicas nos dão o direito de escolher o Chefe de Estado…e que esse direito é dado a qualquer pessoa maior de 35(?) anos.
Será mesmo???.....
Então porque é que uma colega minha da Universidade de Évora que quis concorrer a Presidente da Rapública, e recolheu as não sei quantas mil assinaturas… Foi impedida no último minuto com a desculpa de que as assinaturas reconhecidas não estavam agrafadas???
Qualquer um pode ser presidente da república??? Sim! Pode! Desde que tenha uma boa máquina partidária a apoiar… e dinheiro para a campanha!!
Vide USA e os milhões que se gastam…..
Como diz o Senhor Dom Duarte, um Rei é uma bandeira de fato e gravata…e eu tenho a certeza de que se tivéssemos um Rei em vez de um presidente a esta hora não estávamos a receber os recadinhos do PR via facebook!.....Um PR que já foi 1º ministro e que contribuiu com a sua má administração das verbas comunitárias para o estado deplorável a que chegámos????!!
Já para não falar dos custos das repúblicas versus monarquias….
As repúblicas poderão ter as suas virtudes… aliás foram os sistemas vigentes na Grécia antiga…. Como se sabe, parece que “ a coisa” não correu lá muito bem … mas por este caminho não me alongo mais pois não sou de História!
Reconheço o direito a terem ideias diferentes das minhas…. Mas agradeço que as rebatam com argumentos, que, pelo menos para mim, sejam válidos!

3. Feminismo – obviamente que não sou a favor da subjugação do homem pela mulher!!!! Apenas penso que a Mulher já sofreu demais a discriminação de género ao longo de séculos e séculos!!! Recordarei para sempre o desgosto da minha avó materna que não foi estudar enquanto os seus 4 irmãos foram!! Relembro o exemplo da minha avó paterna que em 1800 e tal saiu de casa para ir estudar para a Universidade do porto contra a vontade da família!
Sou apologista da diferença: Et vive la diference!!...Gosto de um homem que se levante para me cumprimentar, que me sirva o vinho, que me abra a porta do carro!!!
Mas sou apologista no que concerne à igualdade de direitos cívicos!!! Graças a Deus que hoje a mulher já pode escolher a profissão que quiser, desde piloto de aviões a futebolista!!! Graças a Deus que na maioria dos países foi abolida aquela espécie de lei sálica que dava preferência aos varões sobre suas irmãs!

4. Religião: Tenho como lema aquilo que me disse um dia o meu pároco: “ A vida com Deus é um Mistério…Mas a vida sem Deus é um absurdo”.
Reconheço e respeito outras religiões e quanto aos ateus espanta-me a sua necessidade premente de combater… algo que para eles não existe!!!
Apenas me espanto, não os discrimino nem os combato!!!
Meus amigos: NÃO IMPONHO AS MINHAS IDEIAS: APENAS AS EXPONHO!!!!!

Ps: E quem quiser é livre de as rebater sem agressividade e com argumentos válidos!
( Lamento: eu sou assim e nada nem ninguém no mundo me fará mudar!!!! O facto de ser cristã ensina-me a amar o “diferente”..Eu sei que é difícil…. Mas estou a tentar aprender!)
Love U!
Isabel