Visualizações de páginas no último mês

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Manual de boas maneiras para “Grunhos”, licenciados e cheios de "pergaminhos"


Manual de boas maneiras para “Grunhos”, novos e velhos.

Caros amigos/as, apesar de haver tantas coisas que eu acho naturais e quase inatas, verifico que há regras de convivência e boa educação que ainda ninguém conhece e que mesmo com 50 anos e  não sei quantos cursos superiores,  ouviram falar!!!
Tive a sorte de ter nascido numa família onde nunca foi preciso explicitar certas regras: bastava olhar para o exemplo!!
 Por falar em exemplo,aqui fica um: no domingo fui à missa com as minhas 2 filhas e quando o senhor Padre nos propôs dar a paz com um beijinho , (à pessoa que está mais próxima, não me parece que se deva incomodar toda a gente para ir dar uma beijoca a umamigo que está 3 filas atrás), eu dirigi-me à minha melhor amiga e dei-lhe um beijo. Imediatamente, as minhas filhas, sem que eu tivesse sequer olhado para elas me seguiram o exemplo e cumprimentaram a “tia” – amiga da mãe de há muitos anos.
Isto é inato, digo eu.
Mas, não estou AQUI para falar de mim,  mas das regras de convivência fazendo aqui um pequeno resumo do manual de boas maneiras que parece que não vem na internet:

1)     Não se entra na casa de alguém ou numa sala de aula,  de boné na cabeça nem a mascar pastilha elástica;
2)     Ninguem se deve sentar numa sala de aula ou na casa de outra pessoa como se estivesse esparramado na praia!
3)     Não se come de boca aberta.
4)     Não se diz  “vem para a mesa que o “comer” arrefece,_comer é verbo_, mas sim, COMIDA! _ Ui… (São tantos apanhados por aqui!;)LOOLJ))
5)     Um homem levanta-se SEMPRE ,  a não ser que esteja em cadeira de rodas, para cumprimentar uma senhora,  e uma senhora levanta-se sempre para cumprimentar uma senhora mais velha.
6)     Nas portas, elevadores e passagens,  dá-se prioridade aos mais velhos e às senhoras _ SEMPRE.
7)     Quando se convida alguém para almoçar ou jantar,desde que não haja combinação prévia contrária, quem convida, paga.
8)     À mesa,  ninguém começa a comer sem que A PESSOA que preside à refeição: afitrião/ã, ou  a senhora mais velha,  pegue no talher.
9)     À mesa,  os homens servem os vinhos/bebidas,  ( não é preciso de dizer que o copo não se enche até ao cimo, pois não?;)
10)  É de bom tom,  que nos primeiros encontros, um cavalheiro abra a porta do seu carro a uma senhora.
11)  Um homem,  tira sempre o chapéu quando cumprimenta uma senhora;
12)  A sopa não se sorve!
13)  Não  se gesticula com os talheres_ (acho que ninguém precisa de ser informado que não se deve comer de “asas abertas” acho euJ)

14)  No final da refeição, ninguém se levanta sem pedir autorização a quem preside à mesa.
15)  Num restaurante (e idealmente até em casa), um cavalheiro deve ter o cuidado de puxar a cadeira para a senhora se sentar proporcionando-lhe o lugar com melhor vista;
16)  Na rua, no elevador e nas escadas, diz-se bom dia e boa tarde, seja ao rei seja ao varredor de ruas!

17)  …..Relativamente ao FB nunca se “rouba” fotos pessoais de um amigo/a sem lhe pedir autorização!!! _(fotos pessoais, são fotos do próprio ou defamiliares!!! Há pesssoas que não entendem o que é uma foto pessoal, sorry!)_.
18)  Quando alguém comenta algo que escrevemos,convêm mostrar que o lemos, colocando um simples “gosto” ou…comentando.
19)  Se nos colocam algo no mural que não apreciamos especialmente, antes de retirar, agradecemos.
20)  ..Como não me estou a lembrar de mais nada, fica aqui a minha “nota”, aguardando que os meus amigos e amigas tenham a simpatia de acrescentar e enriquecer!

Obrigada e uma boa tarde a todos e a todas!!!!

PS: eu também falho, obviamente!! Agradeço que quando tal aconteça me chamem a atenção para que tenha oportunidade depedir desculpa!!!
iSABEL

Sem comentários:

Enviar um comentário