Visualizações de páginas no último mês

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Ao Ministro da Educação , Nuno Crato.

EX.º Senhor Ministro de Educação, Nuno Crato:

Adoro dar aulas A QUEM QUER SABER, APRENDER e CONHECER!
Adoro falar de Biologia, Quimica, Matemática, mas adoro, ACIMA DE TUDO, falar das coisas que SEI, aprendi, e nas quais me formei!!!!
Isto para chegar ao seguinte:
Nos anos lectivos anteriores, existia uma “área curricular não disciplinar” denominada “ Estudo Acompanhado”, que era leccionada a uma ou várias turmas nossas, cujos alunos conhecíamos e cujas dificuldades e dúvidas tentávamos colmatar e esclarecer.
Esse tal “ Estudo Acompanhado” era leccionado por 2 (dois) professores, um da área das Ciências e outro da área das Letras.
Para reduzir os professores, o excelso ministro resolveu acabar com esta disciplina, com a qual eu concordava, apenas com uma ressalva: só AS DEVIAM FREQUENTAR OS ALUNOS REALMENTE INTERESSADOS!!!
Bom!
Sua excelência resolveu substituir o “Estudo Acompanhado” por uma coisa que não é nada, chamada …. “Apoio ao Estudo”.
Que é que acontece??... Obrigam os miúdos a “gramar” mais 3 horas à tarde, formando pseudo-turmas com elementos de várias turmas, (alguns alunos eu nem conheço, nem são meus), e em que os professores que dão apoio… São escolhidos.. ao calhas!!
Ora bem, já aconteceu os miúdos estarem com 2 professores da mesma área..ou por exemplo estarem com uma professora de Ciências e outra de Educação Física!
Qual é o nosso papel?... Estar lá, ajudá-los a tirar dúvidas e fazer os trabalhos de casa, certo??
Que é que acontece??... Há alunos que têm dúvidas de História, outros de Português, outros de Inglês, etc…
Agora expliquem-me: quando estão presentes uma professora de Matemática e Ciências e outra de Educação Física e os miúdos têm dúvidas , por exemplo de Português???.....Como é???....
Eu sei Português! Sei escrever e sei falar!! A minha colega idem!!... Mas… A gramática que demos, é completamente diferente da que se lecciona agora!!
Quando nos pedem, por ex.º, para dividir uma frase no “sintagma nominal”, ou “sintagma verbal” ou “adverbial”… Ficamos , literalmente em palpos de aranha!!!!
Temos 2 hipóteses: ou vamos aos livros deles e “tiramos umas pelas outras”, ou consultamos a net, ou procuramos um colega professor de Português para esclarecer as nossas próprias dúvidas para posteriormente ensinar os alunos!!!_ Isto numa “aula de 45 minutos, ao final do dia, em que tanto profs como alunos estão estoirados!!!
_Mas eu agora sou polivalente e tenho que saber explicar a gramática que não se parece nada com aquela que estudei???....
Eu agora sou alguma máquina que além de Biologia tenho que saber ensinar gramática portuguesa???...._
Oh caro Crato!!!
Faço-lhe um convite!!!
Venha um dia dar aulas por mim!! Só preciso de um dia!!

Atentamente:

Isabel Maria S. S. Quelhas Ribeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário