Visualizações de páginas no último mês

domingo, 9 de junho de 2013

A minha homenagem à Ciência das Ciências!!! ( Não! Não é a matemática: essa é a EXACTA!:)))

A minha homenagem à Ciência das Ciências!!! ( Não! Não é a matemática: essa é a EXACTA!:)))

de Isabel Quelhas Ribeiro (Notas) - Domingo, 9 de Junho de 2013 às 22:26
A minha homenagem à Ciência das Ciências!!! ( Não! Não é a matemática: essa é a EXACTA!:)))

Depois de ler metade do livro do Dr. João Lobo Antunes,  (só vou a meio pois comprei-o há 4 dias), fiquei muito sensibilizada pelo modo como ele demonstrou o discernimento de considerar a medicina , a mais jovem das Ciências.
Isto ,porquê??....A Matemática e a Estatística contribuíram para o conhecimento da epidemiologia das doenças. A Biologia e a Física contribuiram para o conhecimento molecular da medicina o que veio influenciar desde a nutrição…ao uso das nanopartículas!!!
Quem não se lembra das “sangrias” que matavam mais do que curavam??? Quem não sabe que as  1ºas mastotectomias realizadas no início do século,  eram feitas a sangue frio??... Que não se faziam cesarianas pois não havia meios de desinfecção????..
Depois, surgiu Pasteur (quimico e microbiólogo)…. que não era médico!!...Jenner com as suas primeiras vacinas!! Flemming com a descoberta ocasional da penicilina....E aí….Os médicos deixaram de ir para a sala de cirurgia de fato e casaca que usavam na rua, para usar batas e equipamento desinfectado!!! Que grande salto…No final do século XIX!!!!!!
Mais tarde,já nos anos 50, acabou-se com o terror da tuberculose com a eritromicina (corrijam-me se estou errada), nos anos 60,  Watson e Crick descobriram a estrutura helicoidal e lindíssima da molécula de DNA…
E depois…Foi por aí fora!!!:)… By the way, sabem que muitos dos citostáticosainda hoje muito usados,  como  a vincristina provêem de uma Planta denominada pervinca??? Ah pois é: é aquele veneno horroroso que se injecta nas veias de quem faz quimioterapia….
Segundo sei, o 1º citostático usado era um derivado do gás mostarda usado na 1ª  Guerra Mundial!!!
É aqui me assusto: …..Os últimos citostáticos patenteados datam dos anos 80, valha-me Deus!!!!
Como se evoluiu tão pouco no tratamento do cancro??... Hoje sabemos que as células cancerosas desenvolvem resistencias aos ditos citostáticos e que… o cancro…Não é uma doença!! É uma panóplia inumerável de doenças que já me levaram parte da família e pelo menos 6 amigos de infância e faculdade!! Odeio esta doença. Peçoa Deus, todos os dias que me deixe morrer de enfarte rápido!!!;)_ Eu que já tive um meningioma do tamanho de uma ameixa a comprimir-me o cérebro..upsss!!!!_
Com 20.000 genes presentes nas nossas células somáticas….Quais ou quantos são os genes envolvidos no despoletar de um cancro, das suas metástases, do desenvolvimento da  resistência à quimioterapia?????
_O amor por esta “nova ciência” corre-me nas veias! O meu avô paterno andou em medicina até ao 3º ano e casar com a minha adorada  avó,  sua colega de faculdade mas no curso de parteiras. Tenho 2 primas direitas médicas do lado paterno e uma do lado materno._
Quando acabei o propedêutico, concorri para medicina, mas com as confusões da altura,no liceu de Coruche nem havia explicadores, fui parar a Engenharia Zootécnica,curso pelo qual me apaixonei completamente!!!
Não fazendo propaganda à minha licenciatura, posso dizer que me deu uma visão mais "holística" sobre um bocadinho de todas as Ciências!!! Físicas, Quimicas, Bioquímicas,Biologias, Botânicas, Culturas arvenses, Pastagens e forragens, Higiene  e sanidade I e II em que estudámos desde os tumores até ao que acontece a uma vaca submetida a altas ou baixas pressões(quem é que vai pôr uma vaca no fundo do mar?;)…. e depois as Infecto-contagiosas:um livro de 700 páginas….Desde a etiologia, patogenia, prognóstico etc…), Economias, Planeamento de empresa agrícola,  Genética, Melhoramento animal, Nutrição e alimentação…_ (Nesse campo…pomos os veterinários a um canto!;)_,   Inglês técnico (LOOOL)))… Desenho Técnico, Motores e tractores, Projectos… etc etc etc…Suei estopinhas com a minha pouco amada matemática… Mas valeu imenso a pena!!!!Depois vieram as cadeiras específicas: bovinicultura, suinicultura,ovinicultura, capricultura, equinicultura… Aí surgiu a paixão!!
Não interessa: o meu curso, demasiado ecléctico e mais virado para a investigação, instilou-me o gosto por saber sempre mais, mais mais….!!!
Quandoa cabei o curso, o pai disse-me: “ Isabel, tu, não sabes nada! Mas sabes em que livros  procurar o que precisas!!!!!”_Grande verdade!!!:)
Mais tarde,como professora de Biologia, percebi que era preciso saber muito bem paradepois ensinar!! E aí… Surgiu a paixão pela Biologia no 1º ano em que leccioneio 11º ano!!
Uma coisa écerta: a medicina, já dizia o meu avô, é uma ARTE!!!
Não é paraqualquer um: exige um dom, um olho clínico, uma enorme capacidade de empatiacom o doente!!! Diz , Lobo Antunes neste livro que um antigo médico dizia. “Antes de estudar a doença, estuda o doente!”
Sei que há estudantes de medicina… que afirmam “não gostar de pessoas”. (Disse-me uma miúda que está a terminar o curso;)
Estranho. Que pensariam  se  um veterinário ou zootécnico disesse que não gostava de animais?? Ou um jardineiro afirmasse que não gostava de plantas????
Em tudo na vida, é preciso gostar! Gostar do que se faz!!
Eu gosto de ensinar quando tenho alunos que querem aprender!!! Eu gosto de despertar curiosidade e vontade de saber mais!!!
_Mas isso é outra história,  e quem vai para a escola obrigado e despejado pelos pais, enxarcado em ritalina, dificilmente se interessará pela constituição de uma célula. Adiante._

Cá para mim,hei-de ter 70 anos (se lá chegar),  e ainda hei-de ter esta vontade de aprender,saber, esta eterna curiosidade pelo mais fabuloso Mistério do Universo: A VIDA!

Obrigada a quem tiver pachorra de me ler! 

Isabel.

Sem comentários:

Enviar um comentário