Visualizações de páginas no último mês

sábado, 31 de outubro de 2009


Hoje estive uma hora ao telefone com o delegado de saúde da minha região depois de ter passado uma noite horrível sem conseguir baixar a febre da Filipa...E fiquei esclarecida!

Então é assim:

1. a Gripe A é o resultado da mutação de vírus da gripe sazonal com gripe aviária e suína.
2. A gripe A é menos agressiva que a gripe sazonal: apenas se TRANSMITE OU CONTAGIA COM MAIS FACILIDADE.
3. A gripe A trata-se exactamente como a gripe normal. O Tamiflu só é dado a pessoas chamadas de "risco", (que sofram de insuficiência renal, cardiopatias), etc.
4. Fiquei a saber que apesar de a "saúde 24" não ter detectado por causa das minhas febres baixas, eu tive GRipe A há 8 dias, apanhei dos meus alunos e transmiti à minha filha.
Não fiz febres altas porque a cirurgia qo cérebro pode ter-me alterado o "termóstato cerebral". O Delegado de Saúde chegou-me a explicar que quem tem uma temperatura basal baixa, uns 37,5 correspondem a 38,5 numa pessoa normal.
A Filipa continua bem/mal: temperaturas altas e difíceis de controlar, garganta dorida e tosse seca (tal como eu).

Como, Graças a Deus, a minha filha não tem doenças congénitas...tudo está a correr como o previsto: 3 a 4 dias de febre e ficará boa _se Deus quiser.
Relativamente à análise para detecção da referida gripe A só há um laboratóro em Portugal fidedigno e que conta para as estatísticas nacionais: O Instituto Ricardo Jorge.
O laboratório de província onde estava a pensar levar a Filipa na 2ª feira não é considerado fidedigno.

Finalmente, ontem o delegado de saúde tinha dúvidas de que a Filipa teria gripe A, hoje tem a certeza.

Clínicamente falando, o caso está arrumado.
Tratamento: vitamina C, muitos líquidos, Brufen e paracetamol.
Beijos e....Obrigada pelo apoio que me deram!!!
Espero ter ajudado a esclarecer alguma dúvida!!
Só mais uma nota: esta gripe A não "ataca" tanto as pessoas idosas porque essas já ficaram imunes com a Asiática como foi o caso do meu pai... O vírus era da mesma estirpe e serve agora de vacina!

Isabel

Sem comentários:

Enviar um comentário