Visualizações de páginas no último mês

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010


O HAITI, A “GRIPE A” E O CASAMENTO GAY.

Meus amigos: hoje, definitivamente ou “não tomei os comprimidos” ou comecei a ouvir mal… o que requer uma visita urgente ao otorrinolaringologista!!!
Quando vejo o telejornal, fico afectada. Mais afectada fico, quando oiço pessoas conceituadas, como Bagão Félix, a comentar notícias que …Só numa sociedade Kafkiana são possíveis acontecer_ embora eu no íntimo já desconfiasse!
Ok: então a notícia que me pareceu ouvir foi a seguinte: a indústria farmacêutica, gastou 150 X o PIB do Haiti a espalhar o pânico da gripe A!
Ou seja, com este “terror da gripe” que se previa matar não sei quantos milhões de pessoas, o dinheiro foi transferido dos Estados, logo dos nossos bolsos contribuintes, adivinhem para onde??….Para as Indústrias Farmacêuticas!
E mais!!! Os comentadores diziam o seguinte: para as grandes indústrias farmacêuticas não é rentável investir na prevenção da malária que mata todos os anos milhões de pessoas ou fornecer soro para a Cólera que mata outras tantas!! _ Claro, está bom de ver. Os países pobres não têm como pagar!!_
Assim, aqui estamos: atafulhados em vacinas anti-gripais até ao pescoço, uns Países a querer vender aos outros….E….No outro lado do mundo que não fica assim tão longe, crianças, adultos e idosos, a morrer por falta de simples água potável!
(Nota: eu e a minha filha Filipa tivemos gripe A em Novembro, e ainda estamos vivas. “Curámo-nos” com paracetamol, muitos líquidos e uns dias de descanso. Não provámos um único anti-viral nem ninguém da nossa família se vacinou! _ O meu pai bem me dizia: eu sobrevivi à Gripe Asiática, estou imune a esta!!)
E finalmente, o casamento gay.
Eu nem queria acreditar mas juros-vos que ouvi isto: A Câmara Municipal de Lisboa, quer incluir nos “CASAMENTOS DE SANTO ANTÓNIO”, alguns casamentos de gays. Ok. Ajudem-me lá: o que é que se pode dizer sobre uma notícia desta??
Que cigarritos é que os tipos andam a fumar?? É que eu já experimentei Haxixe nos tempos de faculdade e não me deu para nada que se parecesse!!
Meter o Santo António nos casamento gay??
Oh valha-me a Santa!! ….
Meus amigos gays assumidos, aqui do facebook ou não, a culpa não é da Igreja não senhora!
Vou só dar-vos um exemplo, ou melhor, dois exemplos: como divorciada deveria ser “escorraçada” das Missas e outras actividades católicas assim que arranjasse um namorado. Pois…Não é bem assim!! Cá para os meus lados, o meu pároco sempre me acolheu com todo o carinho e Amor tendo-me até convidado para catequista_ o que eu fui durante um ano.
O mesmo pároco, foi ter com uma amiga minha que vivia em união de facto com outra amiga, para lhe dar conforto Espiritual e oferecer os seus préstimos nos últimos momentos. A Minha Amiga, Grande na sua Humildade, quis primeiro recusar pois perante a Igreja Católica vivia em Pecado. O Padre riu-se , disse umas piadas e… só não bebeu uns copos connosco, porque não é homem de beber _ isto a propósito do Santo António que foi nesse arraial que o encontrámos.
Vai daí, o meu querido Padre Elias que se tinha oferecido para ir a casa delas, esperou. E… passado uns tempos, recebeu a visita das minhas duas amigas, teve uma longa conversa reconfortante e cheia de ternura, ofereceu a extrema unção….E ainda rezou uma Missa só para elas!!!
Ok.
A Igreja é um Mundo que vai desde a Opus Dei até à Teologia da Libertação…E é aí que está a sua grandeza, a sua maravilhosa diversidade!!....
E tudo isto leva-me a pensar que em vez de serem as instituições a formatar as Pessoas…São as Pessoas que fazem as instituições.
Por hoje, tenho dito.
Como sempre, gostava imenso de ler os vossos comentários e como sempre, gostava de ser corrigida naquilo que possa ter ouvido ou percebido mal no meio desta confusão toda.
E lá fico eu a pensar, (outra vez, que raio de mania!!), que Mundo é este que vamos deixar aos nossos filhos e netos??


Isabel