Visualizações de páginas no último mês

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Eu "é mais bolos".....e Touradas:)


Quando acabei o curso, o meu pai disse-me algo que nunca mais esqueci: “ Tu não sabes nada!! A única coisa que conheces é os livros que hás-de consultar para encontrar aquilo que precisas!!”

E tinha toda a razão!! …Quer dizer, naquele tempo ainda nem havia internet!!:))

Isto para dizer o quê: que há pessoas que se arrogam de uma sabedoria que me deixa desconcertada_ “elas” são especialistas em política, economia, medicina, veterinária, zootecnia, história..Eu sei lá!!!

Eu cá para mim estou à vontade na zootecnia, agronomia, alguma coisa de veterinária, Biologia e Geologia_ obviamente _, e alguma Física e química.

Se me puserem a falar de Direito ou Gestão de empresas…”meto água” de certeza..Como tal, prefiro ouvir e aprender… e adoro aprender!! E não me chateia nada dizer: “eu não sabia isto!”

Tive a imensíssima sorte de ter nascido numa família culta, com muitos livros em casa e de me ter cruzado, ao longo da vida, com pessoas extremamente cultas que me ensinaram imenso: desde Arte plástica, Música, etc, etc…..

Lamento ainda hoje, não ter seguido os conselhos da minha mãe e ter algumas lacunas literárias: devia ter lido o “Retrato de Dorian Gray”, a “Montanha Mágica” do Thomas Man e o “Guerra e Paz” do Tolstoi…Mas os livros eram tão grandes, tão grandes e tão antigos que me assustaram…..Pode ser que um dia ganhe coragem. Os livros lá continuam em casa do meu paiJ

Aqui no FB tenho aprendido imenso com imensas pessoas:..Desde teorias sobre vidas paralelas, o “Universo de Cordas”…Os genes característicos de alguns povos, Política, ….etc ,etc….

Para me pronunciar sobre esses assuntos, procuro ler primeiro….e falar depois…embora esteja ciente da minha terrível impulsividade.

Mas este texto todo, porquê??

Ora bem: ontem apareceu uma senhora, numa das minhas páginas, dizendo que é completamente contra as toiradas, e que no matadouro os animais têm uma morte digna, assistida por um veterinário!!!!!.......

É óbvio que infelizmente me desatei a rir que nem uma perdida…e lá perdi algum tempo a explicar à senhora que:

1.Só a deslocação de camião para o matadouro, com os animais empilhados, é de tal modo stressante, que muitas vezes são admnistrados ansiolíticos, principalmente aos suínos_ para que não morram de enfarte na viagem.
2.Os toiros bravos têm uma vida média de 5 anos, enquanto uma raça de corte, (para comer), é de mais ou menos um ano. Um charolês aos 7 meses pesa 700 kgs se não levar anabolizantes como o Clembuterol (proibidíssimo e mais caro que 1 grama de cocaína). Logo, um novilho de corte, vai para o matadouro depois de 1 ano de vida amarrado a uma mangedoura onde a única distracção é COMER.
3.As vacas de leite nunca conhecem os filhos que parem anualmente: assim que nascem são-lhe retirados_ dão-lhe o colostro_ e depois são alimentados com leite artificial… para que nós possamos beber o leitinho de vaca que os meninos de Lisboa acham que “nasce” nos pacotes.
4.Os galináceos criados em regime intensivo, levam os bicos cortados para não se picarem (devido ao stress do excesso de população), e levam quantidades infindas de antibióticos para não propagarem doenças infecto-contagiosas.
5.No matadouro, os animais permanecem no mínimo 24 horas sem comer (para esvaziar o aparelho digestivo), _ o que é uma autêntica tortura para os ruminantes, que comem constantemente.
6.Vão em fila para a linha de abate, pressentem a morte e vêem o sangue dos “irmãos” a escorrer-lhe pelo chão.
7.São mortos com uma faca na jugular presos de cabeça para baixo, e ainda a mexer já lhes estão a injectar ar comprimido nas articulações para separar a pele do músculo.
8. O veterinário e o zootécnico estão lá, pois estão!! Sabem para quê?? Para verificar se os animais estão em condições de servir para consumo humano.
9.NÃO!! NO MATADOURO OS ANIMAIS NÃO LEVAM ANESTESIA!


Finalmente resta-me dizer que se fosse bovino, preferiria ser de raça brava porque pelo menos teria 5 anos de vida regalada no campo, em liberdade até chegar à “temível” praça de toiros!!

Por isso meus amigos: se estiver aqui algum zootécnico ou veterinário, que me queira corrigir, agradeço.

Se isso não se verificar, solicito às pessoas que se informem antes de falar sobre aquilo que não conhecem, não viram nem viveram!...Ou um dia perco a paciência e mando-os…..pastar,(na mangedoura que é mais aborrecido))

Boa noite!!!;)