Visualizações de páginas no último mês

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

No princípio era o Verbo


Hoje, recordei num artigo da revista Focus aquilo que aprendi no meu curso, a propósito da entrega de um prémio de Investigação Científica a um cientista português:
No início, na mórula, antes mesmo do embrião, todas as células são “totipotenciais”, ou seja, contendo o mesmo material genético, umas transformam-se em células musculares, outras em epiteliais, outras em células nervosas etc.
Mais tarde, quando o organismo está formado e uma célula, por exemplo muscular, se divide, em princípio, originará duas células musculares e…. uma célula do epitélio em duas células epiteliais.
O enigma está aí: se o material genético é idêntico em todas, como “fazem elas isso”, suprimindo a acção de certos genes e activando outros??
Se este enigma for decifrado, começa a esperança para a cura de doenças terríveis que acontecem devido a “erros”, mutações, ou seja, cópias mal feitas.
Deus nos ajude a descobrir este maravilhoso enigma que os Biólogos prescrutam como os Astrónomos prescrutam os raios gama emitidos por estrelas desaparecidas há 800 e muitos milhões de anos, em busca do Big Bang.
A idade das trevas…..O princípio do Tempo...

“ No princípio era o Verbo……”

Isabel

Sem comentários:

Enviar um comentário