Visualizações de páginas no último mês

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Os macambúzios que me perdoem mas sentido de humor é fundamental!!!

Penso muitas vezes que me devo obrigar ao optimismo.
Dois antidepressivos/ dia mais não sei quantas "benzocas"_ le petit nom dos ansiolíticos benzodiazepínicos_ deveriam permitir-me o optimismo.
Sou frágil??
Não sei....Já me disseram que eu sou muito forte....
Sei olhar para dentro de mim e ver o que está errado..mas o sentido crítico também se estende para fora, calma!!!

Não é fácil educar 2 filhas sózinha, estando elas em plena adolescência;
Não é fácil dar aulas no manicómio em que se tornaram as escolas portuguesas;
Não foi fácil perder a Mãe há quase 5 meses, depois de tratamentos dolorosos e inúteis que lhe deram uma sobrevivência de 11 meses a um carcinoma mamário;
Não foi fácil perder o meu melhor amigo com leucemia há 3 anos e ter uma amiga de infância gravemente doente;
Assim como não foi fácil tirar um tumor do cérebro, (meningioma), após uma cirurgia de 6 horas à qual eu não sabia se sobreviveria ou se acordaria com todas as minhas capacidades...e não é fácil meter-me anualmente dentro de uma TAC para saber se continua "tudo bem".
Talvez o maior choque tenha sido a minha separação, quase literalmente à saída da maternidade, com a minha 2ª filha nos braços, quando o meu "ex" quis ir "curtir a vida", com uma fulana endinheirada com quem partilhava a paixão pelas artes equestres...Talvez a maior dôr tenha sido essa brutal traição acompanhada de mentiras, negações e toda a panóplia de artimanhas que só me subestimaram a inteligência.
Ok.

E agora??
Vou viver a protestar "até que a voz me doa" com a situação do meu País??

Vou martirizar-me a pensar que o meningioma poode voltar a crescer ou que outra doença ainda pior me pode tirar qualidade de vida??

Vou pensar sempre que o meu namorado _ coitado que tanto me atura_ ,me vai fazer o mesmo que o meu ex: trair-me com "uma qualquer" que surja numa esquina da vida?? _ Às vezes rio e digo que tal como os animais domésticos, os homens deviam trazer um chip:))_
Os macambúzios que me perdoem, mas sentido de humor é fundamental!!
(esta saiu-me inspirada daquele poema do Vinicius, Eehehehh:))...

É isto que eu vou dizer a uma psicoterapeuta??
Não haverá uma maneira mais simples e barata de enviar os maus pensamentos para a "reciclagem" e ficar só com os bons??

Aqui escrevendo, as nuvens escuras vão-se desvanecendo porque ...Há que acreditar que depois do Inverno, a Primavera volta sempre, não é???

Isabel

4 comentários:

  1. Olá Isabel. Parece que perder a fé nas relações humanas, apesar do seu sentido de humor. Deve ser um ser humano fantástico, com uma capacidade de auto-analise muito boa. Mas, as maleitas da alma, só se curam através de uma nova relação...a relação terapeutica. Cara? Talvez...Mas duradoura. Gosto imenso de ler o que escreve, pela sua clareza de exposição e pela facilidade com que fala do que sente.

    Cumprimentos
    Lidia

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Dr.ª Lídia!!!
    É para mim um privilégio ser lida por si: uma mulher muito inteligente e que faz artigos fantásticos no seu blog: retribuo-lhe o cumprimento: a dr.ª é uma pessoa fantástica!!
    Vou ter de ganhar coragem e ir em frente, marcar uma consulta: a verdade é que a maioria dos dias não me apetece sair da cama e que penso que se "amanhã não acordar é uma sorte"....
    Enfim, deixemos o muro de lamentações: houve amores que me falharam e a morte da minha mãe destruiu-me. Eu que pensava que tinha uma família que gostava de mim descobri o verdadeiro rosto dos mais próximos...Isso, apesar do meu Luís e das minhas filhas é uma dor sem tamanho...
    Vou ter que superá-la, é claro.
    Um abraço da sua admiradora:
    isabel

    ResponderEliminar
  3. Isabel, pelo menos saber que alguém lê o teu desabafo e que cada situação que contas, Eu vou acenando a cabeça e sabendo do que falas, se não e em uma coisa será em outra, mas sinto a afinição naquilo que dizes. Como mulher da mesma geração e da mesma terra, também mãe de 2 jovens, sei o que e educa-los só, sei o que e depressão e sei o que e muita vez nos sentirmos tão sós. Dizer a melhor amiga que não estamos bem, "tenho depressão" e ela me dizer, não tens nada! Isso são só coisas na tua cabeça (não só uma amiga mas varias) mais tarde quando lhes acontece a elas e a mim que vêem procurar o ombro, Eu entendo-te!
    A minha psiquiatra me dar uns comprimidos e uma palmadinha nas costas, "arranja um namora" me diz ela, como se isso Fosse a resolução dos meus problemas, esperava um pouco mais de uma psiquiatra...

    ResponderEliminar
  4. Pois é Isabel...
    Ínfelizmente só quem passa por elas é que dá valor amiga!!
    Um abração do tamanho do mundo para a minha homónima!!:))

    isabel

    ResponderEliminar